Até o momento, temos 11.040 vias cadastradas em 1.893 locais de 453 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 5.081 vias de Esportiva, 5.068 vias de escalada Tradicional Clássica, 662 vias de Bouldering, 78 vias de Artificial, 68 vias de Big Wall, 61 vias de Tradicional Esportiva, 9 vias de Psicobloc, 8 vias de Descida, 4 vias de Esportiva de Exposição e 1 via de Highball Bouldering.
Descrição: Acesso à base da via Maria Salomé:
Pegar a estrada de acesso entre Itabirinha sentido Nova Belém-MG.
Após passar pelo distrito de Patrimônio Velho, percorrer pelo asfalto por mais 6,9 km, virando à direita em uma estrada de terra.
Percorrer nesta estrada de terra por mais 1,5km, subindo em direção à Pedra Baiana, local onde poderá estacionar o carro abaixo de uma árvore.
Após estacionar o carro, o acesso até a base da via faz-se por uma trilha pouco batida, descendo a ravina na calha entre as duas montanhas, por cerca de 400 metros, até acessar a base da via Maria Salomé.
A via inicia em uma laca em móvel bem evidente, com as coordenadas da base UTM WGS84 269463.00 m E / 7952722.00 m S; Graus decimais -18.503420° / -41.183556°; GCS -18°30'12.31"S / - 41°11'0.80"O.
________________________________________________________________________________
Relato do escalador Gustavo Piancastelli:
"Conquistada a via 'MARIA SALOMÉ', a mais longa via de escalada em rocha do Brasil. O cume foi atingido ontem dia 19 de junho de 2025, às 10:30 da manhã. Escalada iniciada na segunda feira dia 15 junho, resultando em uma noite no platô de 350m e mais 2 noites no ante cume, à 80m do cume propriamente dito. No ante cume, dormimos em gretas gigante cobertas por samambaias, que fizemos de lar por 2 dias. Resultado: 1.800m de via de até 7°grau, E4, com 30 enfiadas entre 50 a 70m e paradas duplas padronizadas. A via contou com 3 expedições de conquista. A 1a foi em junho de 2021 e contou com Fábio Pavesi, escalador e idealizador do projeto, Hudson Sobrinho e Felipe Tavares. A 2a investida foi em julho de 2023 e contou com Fábio Pavesi, Felipe, Hudson, Igor Magalhães, Flávio Ricardo e Gustavo Piancastelli. Dessa vez chegamos bem perto do cume, e resolvemos dormir ali para tentar o cume no dia seguinte, mas pegamos uma noite fria seguida de chuva de madrugada cume e lá passamos uma noite "daquelas". Molhados do sereno e depois de chuva de incessante, sem lona, tentando nos abrigar nas gretas cheias de samambaias. Descemos.
Na 3a investida, contou com Fábio Pavesi, Felipe, Flávio e Gustavo P. ... e essa deu cume.
Foram 5 dias de trabalho duro, foram livrados todos os lances conquistados em Artificial e com 1.800m de escalada, fizemos o cume.
Agradeço aos parceiros Fábio Pavesi, Igor Magalhães, Felipe, Hudson e Flávio.
E aos nossos anfitriões, Sr. Zezé e D. Maria Salomé, homenageada com o nome da via.
Dediquei essa escalada ao meu pai, que com 14 anos de idade me presenteou com uma cadeirinha de escalada e alguns mosquetões para fazer espeleologia.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários